Beleza & Saúde
Fitoterápicos para entrar em forma.
Por:
Monica Coronel

Estudos indicam principais plantas para quem pratica esportes

 ...Atualmente, os fitoterápicos vêm sendo usados por pessoas que praticam esportes e que buscam o equilíbrio do corpo. Estudos científicos indicam que o objetivo desses recursos naturais é o de melhorar a manutenção da saúde durante períodos de exercícios intensos e possibilitar o aumento de massa muscular e a redução da gordura corporal. 

 ...De acordo com um estudo compilado pela Officilab, farmácia de manipulação do Rio, é possível melhorar a performance de exercícios prolongados, tais como correr, pedalar, remar, nadar, andar, dançar, e outros exercícios aeróbicos, com a associação correta das plantas: Ma Huang, Paulinea cupana, Extrato de Zhi-Shi, Green Tea, Ginseng, Ioimbina, Dioscorea Villosa, Extrato de Tribulus Terrestris, Avena Sativa Marapuama, Pfaffia Paniculata, Yam Mexicano, Salsaparilla, e, ainda, com as Isoflavonas da soja. 

 ...A farmacêutica, Dra. Claudia Souza, informa que existe a possibilidade da associação de fitoterápicos que irão constituir um composto cujo propósito é o de auxiliar homens e mulheres no melhor desempenho aeróbico. Como exemplo, ela cita uma formulação termogênica à base de Ma Huang, Paulinea cupana, Extrato de Zhi-Shi e Green Tea. “Para os homens, é possível associar o Ginseng à Ioimbina e à Vitamina E. Para as mulheres, o Ginseng com o Yam Mexicano, Salsaparilla e Isoflavonas da soja”, ensina a farmacêutica. Os fitoterápicos podem ser divididos em duas categorias, os adaptógenos ou tônicos e os anabólicos, que aumentam a massa muscular. “Os fitoterápicos adaptógenos melhoram a performance aeróbica e os anabólicos mimetizam a ação ou são metabolizados no organismo gerando esteróides anabólicos”, complementa a farmacêutica.

 ...No estudo compilado pela Officilab, o Ginseng foi testado em 120 pacientes com idades variadas, homens e mulheres, entre 30 e 60 anos, por um período de 12 semanas, e houve um resultado significativo na melhora da função pulmonar.Foram estudados, ainda, atletas do Instituto Estadual de Tecnologia da Tasmânia, quando foi verificado o aumento da força do músculo peitoral e do quadríceps, com alterações estatisticamente significativas”, ressalta a Dra. Claudia Souza.

 ...Nos compostos naturais, é possível encontrar substâncias, tais como a efedrina, presente na planta Ma Huang (Ephedra sinica), que auxiliam na perda de peso. O extrato de Zhi Shi, uma planta chinesa que é usada tradicionalmente no alívio da congestão e indigestão, também é indicado para quem deseja emagrecer, por ter a mesma eficácia que o Ma Huang, sem atuar no sistema nervoso central, nem produzir efeitos cardiovasculares. O Tribulus Terrestris se destaca nas pesquisas científicas por elevar a quantidade de testosterona e de hormônio luteinizante, circulante em homens e mulheres com baixos níveis desses hormônios.  “A planta pode ser utilizada para o aumento do vigor e a recuperação mais rápida do estresse muscular. Possui efeito diurético e promove o aumento de massa magra”, complementa a farmacêutica da Officilab. Para finalizar, a soja (isoflavona genistein) é capaz de suprimir a reabsorção óssea, gerando aumento da densidade óssea e conteúdo mineral ósseo da coluna lombar das mulheres.

     Bibliografia

  1. Bucci L.R. Selected herbals and human exercise performance. Am J Clin Nutr 2000; 72(suppl): 624S-36S.

  2. Advantra Z, “The natural way to lose weight safety “Carl Germano, RD, CNS.  - Kensington

  3. Adimoelja A. Phytochimicals and the breakthrough of tradicional herbs in the management of sexual dysfunctions; International Journal of Andrology, 23 Suppl. 2: 82-84 (2000)