Alimentos na recuperação pós-cirurgia
13/04/2010 - Dicas de alimentos que ajudam na recuperação pós-cirurgia plástica.

Alimentos na recuperação pós-cirurgia

Por Sacha Silveira.

Dicas de alimentos que ajudam na recuperação pós-cirurgia plástica

A cirurgia plástica embora seja para fins estéticos não deixa de ser uma cirurgia onde obviamente um tecido é lesado e precisa ser reparado da melhor forma possível.

Quem não ouviu falar das complicações relacionadas à cicatriz cirúrgica, os quelóides, que nada mais são do que uma cicatrização onde faltou colágeno.

O quelóide tem causas genéticas, por exemplo, é mais comum em negros, orientais, mas também está relacionado a um mau estado nutricional, ou seja, a falta de vitamina, minerais e proteínas indispensáveis a uma boa reparação tecidual.

A Nutróloga Liliane Oppermann que também atua com a prática ortomolecular recomenda alguns alimentos e suplementos a seus pacientes que são ou vão ser submetidos a uma cirurgia plástica ou um peeling mais profundo.

Segundo a médica, as recomendações valem também para quem quer ter uma pele saudável, firme e luminosa, independente de procedimento cirúrgico. São eles:

Whey Protein: a proteína do soro do leite é importantíssima para uma boa cicatrização e reparação celular e para quem se exercita melhora a recuperação muscular gerando o trofismo.

Vitamina C: pode ser prescrita em cápsulas ou adquirida pela alimentação rica em frutas cítricas como laranja, abacaxi, morango e acerola. A vitamina C é essencial para um bom colágeno.

Vitamina A: também prescrita em cápsulas ou shakes, ela é facilmente adquirida pela alimentação rica em alimentos amarelos como abóbora, cenoura, mamão e é primordial em um processo de reparação do tecido.

Silício orgânico: devido a maior dificuldade em se adquiri-lo nas quantidades ideais somente pela alimentação, a médica costuma prescrevê-lo em cápsulas ou shakes e junto com a Vitamina C é indispensável para formação do colágeno.

Zinco: muito presente nos peixes e frutos do mar, o zinco pode também ser suplementado em cápsula ou shakes e participa do processo de cicatrização.

Biotina: muito importante para a pele embora seu uso principalmente seja para melhorar o crescimento capilar e estímulo de folículos novos, esta intimamente envolvida na nutrição da pele e cabelo. Suplementada em cápsulas ou shakes.

Selênio: atua de forma sinérgica com o zinco, podendo ser utilizado na mesma fórmula com demais nutrientes. Ativa o metabolismo celular, agilizando o turn over de células, o que significa a retirada de células desvitalizadas e a formação de novas células para uma pele sedosa e luminosa.


Toque Feminino
redacao@toquefeminino.com.br