Cremes com as vitaminas A, C, D, e E
14/02/2011 - Cremes com as vitaminas A, C, D e E são fortes aliados no rejuvenescimento e no tratamento de doenças da pele.

Cremes com as vitaminas A, C, D, e E

Cremes com as vitaminas A, C, D e E são fortes aliados no rejuvenescimento e no tratamento de doenças da pele.

Atualmente, grande parte das pesquisas sobre os tratamentos da psoríase estão ligadas ao uso tópico da vitamina D produzida em laboratório

Quem pensa que vitamina somente se suplementa via oral, está muito enganado. Suplementos vitamínicos em cremes podem ser aplicados topicamente na pele através das novas tecnologias como a nanotecnologia, que permite a estabilização das propriedades e o uso de altas concentrações de vitaminas, além da nova técnica da micronização, quando dois princípios ativos que nunca poderiam estar juntos são unidos em um só produto. Os benefícios são cada vez maiores para o rejuvenescimento e para o tratamento de doenças de pele, como é o caso do uso da vitamina D, utilizada com sucesso para tratar a Psoríase, em conjunto com corticosteróides.

A exposição ao sol, o tabagismo e a poluição provocam a formação de radicais livres, que danificam as células e aceleram o processo de envelhecimento da pele. Vários estudos publicados em revistas científicas reforçam que o uso tópico das vitaminas A, C, E trazem benefícios anti-envelhecimento, já que possuem ação antioxidante.

“Há uma variedade de loções, cremes e produtos no mercado que contêm vitaminas, mas é preciso se informar antes de sair comprando”, explica Dra. Letícia Secco, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “É muito importante evitar a automedicação e o uso indiscriminado de produtos comprados prontos ou manipulados, que podem ter efeitos colaterais importantes”, alerta.

Com a idade, a pele passa a produzir menos colágeno e perde a elasticidade, ficando mais fina e menos macia. Na luta para o rejuvenescimento da pele, a vitamina A é utilizada em cremes para estimular a renovação celular e aumentar a síntese e proteção das fibras de colágeno - proteína que dá sustentação aos tecidos. Já a vitamina C, diminui a produção de melanina e a formação de manchas, possui ação anti-radicais livres e participa da formação do colágeno. Este importante nutriente não é fabricado pelas células humanas, por isso precisa de suplementação. A vitamina E, também chamada tocoferol, tem ação hidratante, melhora a textura da pele e é um excelente antioxidante, podendo retardar os danos dos radicais livres e o envelhecimento precoce. Ela também tem efeitos antiinflamatórios, e pode reduzir o aparecimento de cicatrizes e inflamações.

As principais funções da vitamina D são a regulação do cálcio dos ossos e no sangue. Ela é obtida naturalmente através da exposição ao sol ou produzida sinteticamente, em laboratório.  Atualmente, uma parte substancial das pesquisas sobre os tratamentos da psoríase - inflamação crônica da pele, não contagiosa -, está ligada ao uso tópico da vitamina D, em sua forma sintética, que atua nos receptores da pele, inibindo e normalizando a proliferação das células.

“Evidências indicam que o sucesso no uso da vitamina D sintética para o tratamento da psoríase também se deve às suas propriedades imunológicas”, explica Dra. Letícia. Descoberto pelo laboratório farmacêutico Dinamarquês LEO Pharma, principal empresa em terapia tópica do mundo, em 1985, o calcipotriol, análogo da vitamina D, foi introduzido no mercado mundial em 2001 e vem sendo cada vez mais usado. “Ter a indicação médica para um tratamento adequado e cumprir as orientações são fatores-chave para alcançar resultados e para a melhora do paciente”, finaliza.

Algumas DICAS da Dra. Letícia Secco na hora de escolher um creme para rejuvenescimento e para o tratamento de doenças de pele:

- Consulte seu médico antes de usar qualquer creme ou loção com vitaminas, principalmente caso tenha doenças pre-existentes ou esteja grávida. Eles podem interagir com outros medicamentos de prescrição.

- Se estiver usando produtos prescritos pelo dermatologista, consulte antes de comprar cremes novos com vitaminas, já que o resultado pode ser o excesso de vitaminas.

-  As vitaminas A, C, D e E são comprovadamente benéficas para o rejuvenescimento e para o tratamento de doenças de pele. São as quatro principais vitaminas encontradas em cremes. A Vitamina A é usada para ajudar a suavizar a pele. Vitamina C ajuda a reduzir a vermelhidão da pele e a formar colágeno na pele. Vitamina C por via oral ou uso tópico mostraram-se efetivas na saúde da pele. Vitamina E é conhecida por sua ação antioxidante.

- Escolha um creme tópico específico para a sua pele. Se sua pele é seca, talvez precise apenas de uma loção com vitamina A, mas se sus pele está secs e vermelhs, provavelmente precise de um creme com vitaminas A e C.

- Leia a bula e saiba quais são os ingredientes contidos em qualquer loção ou creme de rosto ou corpo antes de usá-lo. Alguns produtos podem contér outros ingredientes além das vitaminas, e que podem causar alergias ou provocar danos à sua pele.  

Toque Feminino
redacao@toquefeminino.com.br