Valorização, Timidez e Síndrome do Pânico
02/02/2012 - Dicas para uma nova maneira de viver: Valorização, Timidez e Síndrome do Pânico.

Valorização, Timidez e Síndrome do Pânico

Dicas para uma nova maneira de viver

Valorização

O sentimento de valorizar a si mesmo é um tesouro que nunca pode ser tirado. A maioria espera ser valorizada pelos outros e repete: “ninguém me dá valor.” Na verdade, o valor precisa ser criado dentro do seu intelecto, é uma atitude pessoal.

Você pode começar agora a mudança, criando esse valor por dentro. Veja quanto vale aos seus próprios olhos. Quando tiver valor, você irá perceber e os outros também.

Timidez

A pessoa tímida se acha pequena e sem valor. O seu grande medo é que, ao se expor, descubram a incapacidade e a pequenez que julga ter. Está sempre se comparando com os outros, acreditando que são melhores do que ele. Não se dá valor, mesmo ao ser elogiado, por não se sentir merecedor. Nutre idéias falsas do que os outros estão pensando, se sente criticado e vigiado.

Não se diminua, aumente-se. A solução é construir vida nova, aprendendo a reconhecer o seu próprio valor e perceber as suas qualidades. Não espere que os outros o valorizem, não se torne dependente.

Síndrome do Pânico

A síndrome do pânico é caracterizada por um medo intenso, e nem sempre a pessoa consegue identificar a causa. Chega a ser tão forte, que ela perde o controle de si, o corpo começa a suar e a tremer. Outros sintomas tais como batimentos cardíacos e sudorese se tornam intensos, causando o medo da morte. Temendo que os ataques se repitam a pessoa pode desenvolver defesas, como por exemplo, algumas fobias.

É preciso identificar e enfrentar o sintoma, ter mais consciência de si. Criar um sintoma para encobrir outro, não é a solução. Quando a síndrome do pânico é tratada, as melhoras podem ser imediatas. Lembre-se que ter consciência, cura.


Maria Manuela Ferreira
Psicóloga
Psicóloga, com mestrado em Educação e Saúde, pós-graduação em Psicologia Analítica, de Carl Gustav Jung, pós-graduação em Hipnose Médica. Hipnoterapia Ericksoniana, Arteterapia, Terapia Familiar Sistêmica e Orientação Vocacional Clínica
mariamanuela@mariamanuela.com.br
(21) 3902-3465