Como cuidar e hidratar a pele do recém-nascido
05/10/2009 - A dermatologista Daniela Graff dá dicas de como hidratar e manter a pele do seu bebê recém-nascido cuidada e protegida.

Como cuidar e hidratar a pele do recém-nascido

Se a pele das mamães merece cuidados, a do recém-nascido precisa de cuidados redobrados. A pele do bebê é bem diferente da pele dos adultos. Ela é mais fina- cerca de metade da espessura da pele de um adulto- têm menos pêlos, as glândulas que produzem o suor ainda são imaturas e as células que produzem a coloração da pele estão em menor atividade.

Por tudo isso, a pele da criança é muito sensível ao calor e a luz do sol, precisando ser constantemente protegida. Por isso a dermatologista Daniela Graff esclarece algumas dúvidas freqüentes das mães de primeira viagem.

Quais cuidados a mãe deve ter com a pele do recém-nascido?


A pele do recém-nascido é diferente da pele do adulto. Ela é mais fina, tem metade da espessura da pele adulta, tem menos pelos e as glândulas sudoríparas e sebáceas não estão completamente desenvolvidas, portanto a proteção da pele fica diminuída.

Os banhos devem ser rápidos, água morna e pouco sabonete, pois a produção do sebo que protege a pele é muito pouca.

A mãe deve ter cuidado com medicações locais, como a pele do bebê é mais fina os cremes podem ser absorvidos mais rapidamente, causando efeitos adversos.

A mãe pode usar qualquer shampoo? Se causar irritação na pele do bebê, que creme é aconselhável usar?


Os pais devem usar sempre shampoos neutros, próprios para crianças, no caso de irritação é necessário procurar orientação médica de um pediatra ou dermatologista.

A partir de quantos meses é preciso o bebê ter acompanhamento do dermatologista?

O pediatra pode resolver a maioria dos problemas de pele. O médico vai orientar sobre a necessidade do dermatologista.

Quais sabonetes são indicados nos primeiros anos de vida?

Os sabonetes neutros, específicos para crianças e hidratantes se a pele da criança for seca.

Caso a mamãe queira passear no parque com a criança, é aconselhável passar protetor solar? Se não é recomendável, por que não? O que a mãe deve passar?

Até 9 meses não se deve usar protetor solar nas crianças. A mãe deve proteger a criança com chapéus, guarda sol e roupas.

Assaduras são comuns nos primeiros anos de vida da criança? Quando isso ocorre, quais produtos são indicados para melhorar?

Sim é muito comum. 35% das crianças até 2 anos de idade, vão ter assaduras. Para evitar as assaduras, a mãe deve trocar as fraldas com freqüência . Para proteger a pele do bebê, é indicado o uso das pomadas com óxido de zinco que fazem uma barreira mecânica entre a urina e/ou fezes

30 a 50% dos recém-nascidos têm manchas vermelhas que aparecem geralmente na testa, pálpebras, lábio superior, entre outros. Como tratar? O que a mãe deve fazer quando aparecer essas manchas?

São as manchas salmão, que são lesões nos vasos que podem piorar com o choro e mudanças de temperatura. Os pais não precisam tratar as manchas, já que elas desaparecem com o crescimento da criança.

Dra Daniela Graff
Dermatologista - Especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética SBME.Ex Vice-Presidente da Sociedade Medica Brasileira de Intradermoterapia SMBI
danielagraff@uol.com.br