Exercícios saudáveis para crianças
23/11/2009 - Exercícios saudáveis para crianças - até que ponto crianças podem praticar atividades de adultos e o que pode ou não prejudicar o crescimento e a formação dos pequenos.

Exercícios saudáveis para crianças

Recentemente Giuliano Stroe, um menino romeno de apenas 5 anos entrou para o Livro dos Recordes ao andar com as mãos por 10 metros com uma bola de peso entre as pernas em um tempo menor que um adulto jamais conseguiu.

Giuliano freqüenta uma academia de ginástica, junto com o pai, desde os dois anos de idade e exibe um físico musculoso demais até para um adolescente. O pai do menino garante que ele nunca foi obrigado a treinar e que os treinamentos não oferecem risco para a saúde da criança.

O caso de Giuliano ficou conhecido no mundo inteiro através de um vídeo na internet e gerou muita polêmica. Será que é saudável uma criança ter um corpo assim com apenas 5 anos?

Muita gente se pergunta até que ponto crianças podem praticar atividades de adultos e o que pode ou não prejudicar o crescimento e a formação dos pequenos. Algumas práticas esportivas não são recomendadas para crianças, mas existem outras que são benéficas não só para o físico, mas para outros fatores, como o Pilates.

Além de trabalhar com técnicas de respiração, relaxamento e musculatura, o Pilates é fundamental no trabalho da postura, ajuda a criança a adotar uma postura correta sem perceber, sem se forçar.

“Seja a mochila pesada, a postura relaxada em frente à TV, ao computador ou na cadeira da escola, todos esses elementos contribuem para que as crianças adquiram “maus hábitos” posturais que irão refletir na idade adulta. A técnica de Pilates oportuniza cada criança, através dos seus princípios e exercícios, a perceber seu corpo, respeitando suas possibilidades e limites”, explica Daisy Chaves, fisioterapeuta e diretora dos Studios D&D Pilates.

A atividade pode ser iniciada a partir dos cinco anos de idade, sendo feita durante uma hora, duas vezes por semana, tempo para garantir excelência na apreensão, aprendizado e qualidade de execução dos exercícios.

Para as crianças a utilização de aparelhos como bolas, discos de rotação e de equilíbrio, rolos de espuma e meia lua, podem ser usados para distrair e manter a criança interessada na atividade.

Toque Feminino
redacao@toquefeminino.com.br