Suco para perder peso e mais
20/04/2010 - Suco Desintoxicante, suco para perder peso, suco Calmante, suco anti-envelhecimento, suco digestivo e mais...

Suco para perder peso e mais

Por Sacha Silveira

SUCOS SAUDÁVEIS E PARA TODOS OS GOSTOS

Saborosos e extremamente benéficos aos adultos e crianças, os sucos naturais, assim como as frutas, são aliados importantes na saúde. Porém, não são consumidos tanto como deveriam ser. Os sucos são boas fontes de fibras alimentares, principalmente se não forem coados ou peneirados. A utilização integral dos componentes das frutas pode garantir o acesso a minerais, vitaminas e fibras, afirma a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann.

A médica passou uma listinha de sucos, com receitas para deixar sua vida mais saudável e cheia de vida.

Veja as dicas de sucos:

Suco Desintoxicante

Limão, pêra, uva e damasco

Excelente para limpar o fígado, este quarteto fantástico revigora o organismo.

Graças à vitamina C presente nessas frutas (que ajuda a eliminar o álcool do copo), às propriedades diuréticas do limão e às fibras da pêra, acabam sendo um poderoso desintoxicante. A uva também é ótima para limpar o organismo, e, como contém muito açúcar natural, aumenta o nível de energia. O damasco é um laxante e adoçante natural. Escolha os de casca mais alaranjada, pois têm mais nutrientes e são mais doces.

NUTRIENTES

Vitaminas B2, B3, B5, B6, C, K, acido fólico, betacaroteno, biotina; cálcio, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio, selênio, zinco; bioflávonoides; limonina; acido málico; pectina; tripofano.

RECEITA

3 limões descascados e sem sementes cortados em quatro

2 peras cortadas em fatias grossas

3 damascos sem caroço cortados ao meio

25 uvas rosadas sem sementes


Suco para perder peso

Maçã, damasco e canela

Este suco nutritivo é uma maneira saudável de matar a vontade de doces.

O sabor da maçã vem basicamente da frutose, um açúcar simples que o organismo decompõe de forma lenta. Quando combinada com uma dose grande de fibra solúvel, a frutose estabiliza o nível de glicose no sangue e aplaca a gula por doces. O damasco sacia, ao passo que a canela contém óleos voláteis, que aumentam a capacidade do corpo de utilizar a glicose. Isso ajuda a prevenir quedas na taxa de glicose, que estão associadas ao baixo nível de energia e à vontade de ingerir alimentos calóricos.

NUTRIENTES

Vitamina B2, B3, B5, C, K, betacaroteno; cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, zinco; acido málico; pectina; triptofano.

RECEITA

4 maçãs cortadas em fatias grossas

3 damasco sem caroço cortados ao meio

½ colher (chá) de canela em pó


Suco Calmante

Maçã, maracujá, figo, manga e papaia

Este suco supernutritivo combate o estresse, acalmando o corpo e a mente.

Os frutos de polpa macia e muito fibrosa contêm diversos nutrientes anti-estresse. A maçã tem vitamina C e magnésio, que auxilia o organismo a combater a tensão. O maracujá, popularmente conhecido como calmante não poderia faltar nesta receita. O alto teor de cálcio do figo relaxa a mente e facilita a transmissão dos sinais nervosos. A manga e a papaia contribuem com enzimas digestivas, úteis quando o estresse interrompe sua produção para canalizar a energia para o cérebro e os músculos.

NUTRIENTES

Vitaminas B3, C, E, K, ácido fólico, betacaroteno, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, silício, ácido málico, pectina.

RECEITA

3 maçãs cortadas em fatias grossas

1 manga sem casca cortada em pedaços grandes

1 papaia cortada em pedaços grandes

2 figos sem casca

½ maracujá


Suco Anti-Envelhecimento

Laranja, papaia, ameixa e chá branco

Este suco ajuda a clarear a pele e ameniza olheiras que surgem com a idade.

Como tem muita vitamina C, a laranja contribui para a manutenção da juventude. Sem vitamina C a pele perde a elasticidade, cedendo e enrugando. A papaia é outra fonte de vitamina C. Diversos problemas de pele podem ser causados pelo desequilíbrio do sistema digestório, e a papaia contêm papaína uma enzima que ajuda o corpo a digerir proteínas e estimula a digestão. A ameixa é rica em ferro e dá viço à pele. O chá branco contém flavonóides e catequinas que são antioxidantes e ajudam no processo de antienvelhecimento.

NUTRIENTES       

Vitaminas B1, B2, B3, B5, C, E, ácido fólico, betacaroteno, cálcio, ferro, fósforo, potássio, silício, sódio, papaína, fitoquímicos.

RECEITA

3 laranjas em gomos (sem sementes)

1 papaia pequena cortada em pedaços grandes

6 ameixas cortadas ao meio

½ copo de chá branco


Suco Digestivo

Maçã, limão, gengibre e erva-doce

Tome este suco após o almoço ou o jantar. Ele ajuda a digerir refeições pesadas.

O ácido málico e o ácido tartárico, presentes na maçã, facilitam a digestão, e o limão ajuda a limpar o fígado. O limão também induz a produção de bile, que ajuda a limpar o canal biliar, algo muito útil após o consumo excessivo de alimentos ou álcool. A erva-doce, usada há tempos para aliviar flatulência, cólicas e espasmos intestinais, deve o sabor característico de anis e as propriedades digestivas aos seus óleos voláteis. O gengibre facilita a digestão.

NUTRIENTES

Vitaminas C, K, ácido fólico, betacaroteno, cálcio, cobalto, cromo, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio, selênio, silício, sódio, zinco, bioflavonóides, limonina, ácido málico, pectina, ácido tartárico.

RECEITA

4 maçãs cortadas em fatias grossas

2 limões sem sementes cortados em quatro

1 bulbo de erva-doce cortado em quatro

Um pedaço (2 cm) de gengibre


Sucos Fortificantes

Laranja, kiwi, cenoura e manjericão

Após um período doente, para recuperar as forças, restaure a imunidade com este suco nutritivo.

As laranjas são bem conhecidas por conter vitamina C, mas elas também fornecem mais de 170 fitoquímicos e bem mais de 60 flavonóides, todos benefícos ao sistema imunológico. O kiwi é rico em betacaroteno e vitamina C, e protege o DNA contra danos. O falcarinol, um fitonutriente presente na cenoura, também pode ajudar a reduzir o risco de câncer. Compostos presentes nas folhas de manjericão podem inibir varias espécies de bactérias nocivas resistentes aos antibióticos comuns.

NUTRIENTES

Vitaminas B1, B3, B5, C, E, K, ácido fólico betacaroteno, cálcio, cobre, cromo, ferro, magnésio, manganês, potássio, bioflavonóides, inteína.

RECEITA

Raminhos de manjericão fresco

2 laranjas em gomos (sem sementes)

2 kiwis cortados no sentido do comprimento

2 cenouras grandes sem as pontas cortadas em pedaços grossos.

Liliane Oppermann
Nutróloga
Enviado pela assessora sacha silveira
draliliane@draliliane.com.br