Yoga Infantil
07/06/2010 - Yoga Infantil. Manter uma criança quieta, calada e concentrada parece uma missão quase impossível para os pais...

Yoga Infantil

Yoga Infantil

Manter uma criança quieta, calada e concentrada parece uma missão quase impossível para a maioria dos pais. Naturalmente agitados, os pequenos podem, através de atividades que antes eram exclusividade dos adultos, se tornar mais calmos, sem perder a espontaneidade da infância. Os pais se perguntam como e a Academia da Praia diz ter a resposta, Yoga infantil.

As aulas de yoga para crianças são adaptadas ao mundo lúdico que elas precisam. As posturas, os exercícios respiratórios e de relaxamento trabalhados respeitam a realidade motora e sensorial das crianças e elas brincam e se divertem. Os benefícios trazidos por essa nova prática são inúmeros, o Yoga infantil favorece a concentração dos pequenos, a disciplina, a postura e a respiração, esse conjunto é capaz de melhorar consideravelmente o desempenho escolar das crianças, equilíbrio é fundamental em todas as idades, principalmente na infância, quando as personalidades estão sendo firmadas.

As práticas são feitas de forma lúdica, a respiração é trabalhada com bolinhas de sabão, isopor, dentre outros artifícios. As posturas tradicionais de yoga são trabalhadas através de jogos e histórias.

A melhora no desempenho escolar é comprovada por diversos artigos na área e hoje já existem cursos especializados, como o de Yoga na Educação que a professora de yoga infantil da Academia da Praia, Danielli Amorim concluiu.

Segundo a professora, a yoga infantil pode melhorar o desempenho devido à diversos aspectos da técnica que ela exemplifica abaixo:

- Através de técnicas de respiração, a yoga infantil aumenta a capacidade de concentração das crianças e as ajuda a se acalmar na hora da prova e lembrar da matéria. Alguns de seus alunos já praticaram a respiração que aprenderam na aula antes de prova.

- A Yoga infantil trabalha o lado cognitivo e pedagógico da criança de forma lúdica, aumentando a sua criatividade e capacidade de expressão.

- As crianças aprendem e treinam a matéria que estão dando na escola na yoga. Por exemplo, no relaxamento que é feito no final da aula, a professora conta uma historinha relacionada a matéria (exemplo: Pedro Álvares Cabral veio navegando em sua caravela quando avistou terra...). Outra forma é pedir para as crianças desenharem ideagramas e mandalas com informações de matérias que estão dando. 

Toque Feminino
redacao@toquefeminino.com.br